DRAMA | 2017 | 115' | Argentina, Brazil, Spain, France, Mexico, USA, Netherlands, Portugal
DIREÇÃO E ROTEIRO Lucrecia Martel
BASEADO NA OBRA DE Antonio di Benedetto
PRODUÇÃO Rei Cine e Bananeira Filmes
COPRODUÇÃO El Deseo, Patagonik, MPM Film, Canana, Lemming Film, KNM, O Som e a Fúria, Louverture Films, Schortcut Films, Telecine, Bertha Foundation, Perdomo Productions, Picnic Producciones, Punta Colorada de Cinema
PRODUTORES Benjamin Domenech, Santiago Gallelli, Matías Roveda, Vania Catani
COPRODUTORES Pedro Almodóvar, Agustín Almodóvar, Esther García, Marie-Pierre Macia, Claire Gadéa, Juan Pablo Galli, Juan Vera, Alejandro Cacetta, Eva Eisenloeffel, Leontine Petit, Joost de Vries, Michel Merkt, Luís Urbano, Georges Schoucair, Joslyn Barnes, Danny Glover, Susan Rockefeller, Juan Perdomo, Natalia Meta
PRODUTORES EXECUTIVOS Pablo Cruz, Gael García Bernal, Diego Luna, Angelisa Stein
PRODUTORES ASSOCIADOS Guillermo Kuitca, Juan Manuel Collado, Fabiana Tiscornia, Elvira González Fraga, Alejandro Musich, Gonzalo Rodríguez Bubis, Julia Solomonoff
ELENCO
Daniel Gimenez Cacho, Lola Dueñas, Matheus Nachtergaele, Juan Minujín, Mariana Nunes, Rafael Spregelburd, Daniel Veronese.
Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda por uma carta do rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado, para um lugar melhor.
Sua situação é delicada: ele deve se certificar que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar submissamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão, enquanto ele fica para trás.
Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, ele se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.
Zama é o quarto filme de Lucrecia Martel, diretora argentina que ganhou um lugar no cinema mundial com seus três longa-metragens: La Ciénaga, La Niña Santa e La Mujer Sin Cabeza. Seus filmes participaram de grandes festivais internacionais, como Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, New York Film Festival, Rotterdam, Havana, etc. Foram organizadas retrospectivas da sua obra em todo o mundo, das Ilhas Canárias à Austrália, e em instituições de prestígio como Harvard, Berkeley ou o Tate Museum. Foi convidada para fazer parte do júri oficial de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Rotterdam, Guadalajara, Bafici e muitos outros. Zama é o primeiro longa adaptado da literatura que Lucrecia dirige.