18.Dec
Bananeira Filmes começa 2018 com projeto selecionado na Alemanha e presença garantida no Premio Goya

 

O início do ano promete ser animado para a Bananeira Filmes. Em janeiro, o projeto Medusa da diretora carioca Anita Rocha da Silveira, em sua segunda parceria com a produtora Vania Catani, participa do Cinemart, no Festival de Roterdam e, em seguida, em fevereiro, a coprodução Zama, de Lucrecia Martel, é finalista no prêmio Goya.

Concorrendo a melhor filme ibero-americano na 32ª edição do Goya, - que acontece no dia 03 de fevereiro em Madri -  o filme é uma adaptação de um romance do escritor argentino Antonio Di Benedetto que se passa nos domínios da coroa espanhola no Paraguai do século XVIII, filme que recebeu uma enxurrada de críticas positivas desde que estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O filme concorre ainda a 11 estatuetas do Premio Sur, uma das principais premiações argentinas, entre elas, melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor direção de arte – da brasileira Renata Pinheiro. No festival de cinema de Havana, encerrado no último sábado o filme levou os troféus de melhor direção, som e direção de arte, além do prêmio Fipresci.

Já Medusa, projeto do segundo longa de Anita foi um dos 16 projetos selecionados no universo de 400 inscrições de todo o mundo para o encontro de mercado em Roterdam. Em 2017, participou dos laboratórios na Berlinale Talents, na Alemanha e no Torino Film Lab, na Itália.

17.Dec
Zama recebe prêmios no festival de cinema de Havana

Nossa coprodução Zama, com direção de Lucrecia Martel recebeu no último sábado no encerramento do Festival de Cinema de Havana, os prêmios de melhor direção, som e direção de arte, da brasileira Renata Pinheiro, além do prêmio Fipresci.

O filme concorre ainda a 11 estatuetas do Premio Sur, uma das principais premiações argentinas, entre elas, melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor direção de arte. 

E, em fevereiro, é finalista do na 32ª edição do Goya, - que acontece em Madri -  o filme é uma adaptação de um romance do escritor argentino Antonio Di Benedetto que se passa nos domínios da coroa espanhola no Paraguai do século XVIII, filme que recebeu uma enxurrada de críticas positivas desde que estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

 

27.Nov
O Filme da Minha vida ganha prêmios no Brasil e estreia nos EUA

Terceiro longa do ator e diretor Selton Mello - O Filme da minha vida - acaba de ganhar 06 prêmios no Festival de Cinema da Lapa, no Paraná. A atriz Ondina Clais e o roterista Marcelo Vindicatto representaram o filme na sessão. E na semana passada, o filme estreou com sucesso nos EUA em salas de Nova York e Los Angeles. Vida longa ao filme.

Abaixo a premiaçao:

Melhor Diretor - Selton Mello

Melhor Fotografia - Walter Carvalho
Melhor Roteiro - Marcelo Vindicatto e Selton Mello
Melhor Direção de Arte - Claudio Amaral Peixoto
Melhor Atriz Coadjuvante - Ondina Clais
Melhor Trilha Sonora - Plinio Profeta

23.Nov
Três produções da Bananeira estão no festival em Cuba

Nossos filmes Todos os Paulos do Mundo, O Filme da Minha Vida e a coprodução argentina Zama estão no 39º Festival de Cinema de Havana. O festival acontece de 08 a 17 de dezembro e nosso querido diretor Selton Mello e seu protagonista Toy Terranova, o Johnny Massaro, já confirmaram presença! Vai ser muito lindo!!

18.Oct
O Filme da Minha Vida em Roma

O Filme da Minha Vida, dirigido por Selton Mello, está na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Roma!!!

O Filme passa dia 30/10 no Festival, em sua primeira exibição internacional. 

Viva o cinema brasileiro!

18.Oct
Filmes na Mostra de São Paulo

Depois de uma emocionante estreia no Festival do Rio, ZAMA - de Lucrecia Martel - e TODOS OS PAULOS DO MUNDO -dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira - marcam presença na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Não percam!

 

 

05.Oct
Zama no Festival do Rio

Depois de uma passagem de sucesso pelos festivais de Veneza, Toronto e Nova York, ZAMA, de Lucrecia Martel, terá sua estreia no Brasil no Festival do Rio.

Coprodução Rei Cine e Bananeira Filmes.

Dia 08/10 o filme estreia em uma sessão para convidados e dias 09, 12 e 14 sessões abertas ao público.

Não perca!

05.Oct
Todos os Paulos do Mundo no Festival do Rio

Nosso queridíssimo filme Todos os Paulos do Mundo terá sua estreia no Festival do Rio 2017!!! O documentário dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, é uma homeagem ao grande ator Paulo José e está emocionante.

Não perca no Festival do Rio!

Sessão para convidados dia 14/10; Sessão aberta ao público dia 15/10 no Estação NET Ipanema às 17:20.

 

04.Sep
Deserto Estreia nos Cinemas!

Dia 14 de setembro Deserto estreia nos cinemas nacionais!

O filme dirigido por Guilherme Weber, tem Lima Duarte liderando uma trupe peculiar de artistas em uma viagem pelo sertão brasileiro.

Livremente inspirado na obra Santa Maria do Circo, de David Toscana. Confira nos cinemas!

04.Sep
Zama

Zama fez uma linda passagem pelo festival de Veneza e agora ruma para o Festival de Nova York e Toronto!

Lucrecia Martel levando seu lindo olhar para o mundo. Temos muito orgulho de fazer parte disso.

 

 

21.Jun
Medusa no Torino Lab

Anita Rocha da Silveira, diretora do nosso filme "Mate-me Por Favor", está no workshop de roteiro Torino Lab 2017, que começa sua 2 sessão de encontros dia 24 de junho, na França. Lá ela desenvolve o MEDUSA, nossa segunda parceria. Anita é a única representante brasileira selecionada. Desejamos muito sucesso pro evento, que seja muito proveitoso para todos os participantes e que venha com muito crescimento pro MEDUSA!

25.May
Redemoinho na França!

Agora é a vez do Redemoinho ser exibido na França! O filme dirigido pelo consagrado José Luiz Villamarim, passará na 19ª edição do Festival de Cinema Bresilien de Paris, o festival de cinema brasileiro que acontece de 20 a 27 de junho e este ano homenageia os 50 anos do Tropicalismo.

16.Mar
Mate-me Por Favor na França!

Após viajar por muitos festivais no mundo e nos render vários prêmios, nosso filme Mate-me Por Favor, dirigido por Anita Rocha da Silveira, nos dá mais uma alegria: em março de 2017 o filme estreia na França!

Sucesso ao filme e parabéns equipe!

15.Mar
Redemoinho em Cataguases

Teremos uma sessão super especial do filme Redemoinho na cidade onde ele foi filmado e onde se passa a toda a história.

Dia 31 de março acontecerá a sessão em Cataguases-MG, para funcionários da fábrica, parceiros e convidados. Não percam!

11.Jan
Redemoinho: 9 de fevereiro nos Cinemas!

REDEMOINHO, primeiro longa-metragem do aclamado diretor José Luiz Villamarim, estreia nos cinemas dia 09 de Fevereiro de 2017!

Com Irandhir Santos, Julio Andrade, Cássia Kis Magro, Dira Paes e grande elenco. 

A história se passa no interior de Minas Gerais, e narra o reencontro de dois amigos na véspera de Natal. Baseado no romance Inférno Provisório, do escritor mineiro Luiz Ruffato. Distribuido pela Vitrine Filmes. 

Feliz 2017 a todos, que venham muitos filmes!

 

24.Oct
40ª Mostra Internacional de São Paulo

Nossas recentes produções "Deserto", de Guilherme Weber, e "Redemoinho", de José Luiz Villamarim, estão na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo!

Deserto tem sua primeira exibição dia 26/10 às 19h e Redemoinho no dia 28/10 às 21h50 - as duas sessões com debate após o filme.

Pessoal de São Paulo, vem conferir!

 

10.Aug
Boas Novas! "Mate-me Por Favor"

Nosso aguardado filme "Mate-me Por Favor" finalmente chegará às salas de cinema de todo o Brasil! Depois de uma carreira super bem sucedida em festivais no mundo inteiro, com estreia no Festival de Veneza, o filme será lançado no circuito comercial dia 15 de Setembro!!! 

O filme é o primeiro longa da diretora Anita Rocha da Silveira e terá distribuição da Imovision. Em setembro do ano passado levou os premios de melhor direção e melhor atriz, pra Valentina Herszage, no Festival do Rio.

 

10.Aug
Boas Novas!

Nosso filme "Deserto", dirigido por Guilherme Weber terá sua estreia nacional na mostra competitiva do 49º Festival de Brasília. A exibição será no dia  26/09 com debate no dia seguinte com a presença do diretor, produtora Vania Catani e elenco. 

Setembro será quente para o cinema brasileiro. O filme está incrível e vai fazer história!!!!

 

08.Jan
O QUE VEM POR AÍ

O ano de 2016 promete !!! O terceiro longa de Selton Mello - O FILME DA MINHA VIDA - está sendo montado e deve aparecer nas telas no proximo ano. O filme é também a terceira parceria do diretor com a Bananeira Filmes e tem no elenco Vincent Cassel, o proprio Selton e os atores Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro. Também em fase de finalização os primeiros longas do diretor José Luiz Villamarim - REDEMOINHO - que foi todo filmado em Cataguases, interior de Minas Gerais e DESERTO, do ator e diretor Guilherme Weber, que teve como cenário o vilarejo de Picotes, no sertão da Paraíba. E para fechar as estreias, ZAMA, da diretora Lucrecia Martel, coprodução argentina da Bananeira. Muita coisa boa vem por aí!!!!

 

04.Jan
UM 2016 CHEIO DE SONHO, SORTE E PREMIOS

A equipe da Bananeira Filmes deseja a todos os nossos seguidores, expectadores, parceiros, fornecedores e amigos um 2016 cheio de sonhos, bons filmes, revelações, prêmios, sorte, sucesso e amor!!!

Vai ser um ano e tanto!!!

Nos encontramos logo no cinema mais próximo!!!!!!

21.May
Selton Mello filma seu terceiro longa no Sul

 

Desde 13 de abril uma equipe de artistas, técnicos e produtores, está imersa na serra gaúcha para rodar “O filme da minha vida”, terceiro longa-metragem dirigido por Selton Mello. O filme é baseado no livro “Um pai de cinema” de Antonio Skármeta, autor chileno de obras belas e delicadas como “O carteiro e o poeta”. O roteiro adaptado foi realizado a quatro mãos por Selton Mello e Marcelo Vindicatto, mesma dupla que escreveu “O palhaço” e “Feliz Natal”.

O filme é uma coprodução com a MGM International por meio da Lei do Audiosivual/ANCINE, tem o patrocínio da Brasil Kirin por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e conta com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual/ANCINE por meio do BRDE e da Rio Filme. A distribuição é da Europa Filmes/MGM.

21.May
Lucrécia Martel filma na Argentina com coprodução da Bananeira

Quarto filme de Lucrecia Martel, "Zama" é baseado no romance de mesmo nome do autor argentino Antonio di Benedetto, publicado em 1956.

Produzido pela Bananeira Filmes no Brasil e Rei Cine no país vizinho, o longa é ambientado no final do século 18, pouco antes dos movimentos de independência.  Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho), um oficial da Coroa espanhola, que serve no interior do país, busca uma promoção e transferência para Buenos Aires, que nunca chega. Após ter de submeter-se às exigências dos sucessivos governadores, ele decide juntar-se a alguns soldados e ir em busca de um perigoso foragido. Ele vai explorar terras distantes e ter finalmente a oportunidade de viver.

"Zama" é uma co-produção entre Brasil, Argentina, Espanha, França, EUA e os Países Baixos. As demais empresas parceiras são: El Deseo, dirigido pelos irmãos Almodóvar e Esther Garcia; Disney-backed Patagonik Film Group; MPM Cinema da França; Danny Glover e Joslyn Barnes Louverture Films; Lemming Film e Picnic Producciones. O filme será distribuído pela Match Factory e pela Europa Filmes no Brasil. 

09.Dec
Filme novo a caminho

Chegou hoje ao sul do Brasil a equipe do mais novo longa da Bananeira Filmes - "O filme da minha vida", com direção do querido Selton Mello.

Com filmagens programadas para 2015, a equipe em pré produção vai visitar as locações e ficará hospedada no nosso primeiro e grande parceiro: SPA do Vinho!!

E enquanto isso fica a torcida ansiosa e votos de boa sorte a todos!!!

 

01.Dec
Nucleos Criativos em 2015

A partir de 2015 a Bananeira Filmes começa um novo desafio: a criação de um núcleo de desenvolvimento de projetos de TV

Isso graças à seleção no edital do FSA - Prodav 3!

A coordenação geral será de Roberto Vitorino e os roteiristas já foram escolhidos.

Muito trabalho e alegria pela frente!! Que venham!

 

 

29.Sep
EL ARDOR no Festival do Rio

Pela primeira vez no Brasil, a mais nova coprodução da Bananeira Filmes - o filme "El Ardor" - tem exibição no dia 02 de outubro, quinta feira, às 19h15 no Festival do Rio. A sessão faz parte da Première Brasil Hors Concours. Com direção de Pablo Fendrik, tem no elenco Gael García Bernal, Alice Braga, Chico Diaz. O figurino é de Kika Lopes, parceira de longa data. 

Na história, Gael interpreta um misterioso homem que emerge da selva para resgatar uma jovem camponesa (Alice Braga), quando mercenários assassinam seu pai e a tornam prisioneira.

O filme tem as companhias produtoras: Magma Cine (Argentina), Participant Media (EE.UU), Canana (México), Bananeira Filmes (Brasil), Telefe (Argentina), Aleph Media (Argentina). A distribuição é da Imagem Filmes

20.Mar
Com produção da Bananeira Filmes, Villamarim vai filmar Ruffato

Conhecido pelo trabalho em minisséries como O canto da sereia e Amores Roubados, o diretor mineiro José Luiz Villamarim vai estrear nos cinemas no segundo semestre de 2015 com a adaptação de O mundo inimigo, de Luiz Ruffato (o mesmo de eles eram muitos cavalos). “Quando li o livro me apaixonei. Fiquei com muita vontade de filmar: agora está chegando o momento”, revela Villamarim, amigo de longa data de Vania Catani.

Lançado em 2005,O mundo inimigo é a segunda parte de Inferno provisório, série de cinco livros na qual Ruffato traça trajetória ficcional da classe operária brasileira, do início do século 20 até os dias atuais. Para o longa-metragem, Villamarim terá novamente como parceiros criativos a elogiada dupla de Amores roubados: o roteirista pernambucano George Moura e o fotógrafo paraibano Walter Carvalho.

Com produção da Bananeira Filmes, as filmagens estão marcadas para outubro; antes, com a mesma equipe, Villamarim dirige na Globo o remake da novela O rebu.

04.Feb
Filmagens de MATE-ME agitam a Barra

 

A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro é o cenário de MATE-ME, estreia em longa metragam da premiada diretora carioca Anita Rocha da Silveira, com produção da Bananeira Filmes. A previsão é que as filmagens se estendam até 27 de fevereiro.  No elenco principal uma galera adolescente empolgada para o primeiro trabalho de cinema. São elas: Valentina Herszage (Bia), Dora Freind (Renata), Julia Roliz (Michele), Mariana Oliveira (Mariana) e Bernardo Marinho (João). O local escolhido tem seu porquê. Uma área de ocupação recente, sem história, padronizada; composta de largas avenidas, grandes condomínios e descampados que aguardam a especulação imobiliária. Com suas pistas de alta-velocidade, seus terrenos em construção e a paisagem em constante transformação, é um lugar onde o velho e a tradição não têm vez. E o local perfeito para acompanhar Bia, 15 anos, a protagonista, e João, seu irmão 10 anos mais velho.

Anita conta que a trama mescla mistério, drama, fantasia e humor, e o pano de fundo é uma série de assassinatos que irá despertar a imaginação e os anseios da juventude da região. A ideia é mostrar um pouco do que é ser jovem em 2014.

27.Nov
Projeto CORRIDA DOS BICHOS vai para Berlim em 2014

O projeto "Corrida dos Bichos' de Ernesto Solis foi selecionado para participar do programa Films From Rio – edição European Film Market-EFM, em Berlim, em fevereiro de 2014.

O programa, cujo objetivo é promover a indústria audiovisual do Rio de Janeiro no exterior, enfocando os principais mercados internacionais de cinema, é uma realização doSICAV - Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, operado pelo LATC - Latin American Training Center, com a parceria da FIRJAN, do Festival do Rio/RioMarket e da Prefeitura do Rio por meio da RioFilme, da Rio Negócios e da Rio Film Commission.

22.Nov
QUASE SAMBA é selecionado para programa da ANCINE

O longa de estreia de Ricardo Targino " Quase Samba" - foi selecionado para o 'Encontros com o Cinema Brasileiro' da Ancine.

As sessões exclusivas para o chefe de programação da mostra Forum do Festival de Berlim, Christoph Terhechte serão entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro no MIS-SP.

 

 

02.Jul
Lucrecia Martel fará coprodução com Bananeira Filmes

Você conhece Lucrecia Martel? Ela é apontada como a diretora argentina de "roteiros ultraprecisos e um olhar agudo sobre a vida burguesa".

Lucrecia trabalhou com Pedro Almodóvar em dois de seus filmes: "A Menina Santa", sobre uma adolescente às voltas com o assédio sexual de um homem mais velho hospedado no hotel onde mora, e "A Mulher Sem Cabeça", a história de uma personagem atordoada pela incerteza de ter atropelado uma criança na estrada.

Saiba mais sobre essa incrível diretora nesta entrevista da Folha. Clique aqui e leia.

 

13.Jun
18.May
Vania Catani comparece ao Festival de Cannes

Vania Catani, produtora da Bananeira Filmes, está presente representando na 66ª edição do Festival de Cannes.

Este ano o festival de cinema, um dos mais importantes do mundo, conta com um júri de peso presidido por Steven Spielberg e formado por Nicole Kidman, o diretor Ang Lee(melhor diretor por "As Aventuras de Pi"), Christoph Walt(melhor ator coadjuvante por "Bastardos Inglórios" e "Django Livre"), oator francês Daniel Auteil, o diretor romeno Cristian Mungiu, vencedor de Cannes por "4 meses, 3 semanas e 2 dias", a cineasta japonesa Naomi Kawase, a diretora escocesa Lynne Ramsay e a atriz indiana Vidya Balan que decidirão quem será o vencedor da Palma de Ouro.

O Festival de Cannes vai até o próximo dia 26 de maio.

30.Apr
25.Apr
Bananeira Filmes é contemplada no Petrobras Cultural

Foi divulgada hoje(25) a lista dos projetos contemplados pela seleção pública do Petrobras Cultural 2012Ao todo, a estatal vai destinar R$ 67 milhões a 134 iniciativas de todas as regiões do país.

Ao todo, a edição 2012 do Petrobras Cultural recebeu 4.309 projetos. Entre os 134 contemplados, está DESERTO, projeto do longa-metragem de Guilherme Weber que será produzido pela Bananeira.

Confira aqui a lista completa dos ganhadores.

28.Mar
22.Mar
21.Mar
05.Mar
26.Feb
22.Feb
29.Jan
25.Jan
Claun é exibido em Rotterdam

O filme-piloto "Claun - Dias Aventurosos de Ayana" teve sua estreia no International Film Festival Rotterdam, na Holanda. O longa de ficção dirigido por Felipe Bragança é um piloto do projeto transmedia CLAUN e conta uma história protagonizada por bate-bolas, figuras tradicionais do carnaval dos subúrbios cariocas, que viram heróis.

10.Jan
10.Jan
10.Jan